Emissão de GTA deverá ser realizada por veterinário habilitado a partir de outubro
Em entrevista a imprensa nesta segunda-feira (9) o médico veterinário Paulo Henrique Ferronato, supervisor da 17ª Supervisão Regional de Agricultura, ressaltou a informação de que até a partir do mês de outubro, em todos os eventos que envolvam aglomeração de animais, a Guia de Trânsito Animal (GTA) deverá ser emitida por um médico veterinário habilitado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Conforme Ferronato, para tanto, os profissionais deverão procurar a Inspetoria Veterinária do seu município ou o site da Secretaria Estadual da Agricultura para inicializar o cadastro. A publicação da Portaria de Habilitação demora em torno de 30 dias para ocorrer. Com a portaria em mãos, o veterinário poderá fazer o treinamento que ocorrerá através de um pré-agendamento.
TÉRMINO DE DECLARAÇÃO ANUAL
O supervisor regional informou também que o prazo normal para a Declaração Anual do Rebanho foi encerrado no último dia 30 de julho. Segundo Ferronato, o número de produtores que permanecem inadimplentes é alto.
Em função disso, informa que essas pessoas que deixaram de declarar o seu rebanho devem procurar de imediato a Inspetoria Veterinária do seu município, já que poderão ter sua ficha bloqueada. Segundo o supervisor, a maioria dos casos de não declaração ocorre em função do produtor não possuir mais o animal e com isso, acaba não realizando a baixa do mesmo.
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Crédito: Rádio Missioneira