Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
ESCOLHA UMA EMISSORA
Rádio
Ativa
Rádio
Caibaté
Rádio
Navegantes

41ª Coxilha Nativista de Cruz Alta é apresentada oficialmente no Estado

Publicado em 17/06/2021 11:14:39
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

Considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais da música nativista do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista de Cruz Alta chega em sua 41ª edição de forma interrupta e em novo formato para o público.

A 41ª Coxilha Nativista de Cruz Alta foi apresentada em nível estadual nesta terça-feira, 15, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza e da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto.

Em decorrência da Covid-19, em 2021, o festival será realizado de forma online e sem a presença do público. Com o tema “A Coxilha Nativista canta os 200 anos de Cruz Alta”, o festival ganha um formato diferente e traz ao palco 20 composições, sendo que metade de músicos residentes em Cruz Alta, oportunizando a valorização dos artistas locais.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto falou sobre a importância cultural do evento. “A Coxilha Nativista é um dos maiores festivais e palcos da música nativista do Estado. Em 2021, no ano em que Cruz Alta comemora os seus 200 anos, não poderíamos deixar de realizar mais uma edição deste tradicional evento. Pelos palcos da Coxilha já passaram grandes artistas da música nativista, o que demonstra a importância do festival para a cultura e história do nosso estado. Para viabilizar a realização desta edição, estamos adotando todos os protocolos de segurança”, destacou a prefeita.

A comitiva também foi composta pelo diretor de publicidade da Assembleia Legislativa, Rafael Braga; pela coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos da prefeitura, Shana Reis; pelo coordenador da Coxilha Nativista, Vladimir Colombelli; pelo produtor cultural, João Bosco Ayala Rodriguez e pelas prendas, Luana Schneider, Vitória Batista e Izadora Welter.

 41ª Coxilha Nativista

O festival integra o calendário de eventos em comemoração aos 200 anos de Cruz Alta e será realizado entre os dias 28 e 31 de julho no Clube Arranca, em formato virtual.

Paralelamente a competição musical, será realizada a 2ª edição da Coxilha vai às ruas e oficinas nos dias 18, 20, 22, e 24 de julho, percorrendo também os bairros de Cruz Alta, levando cultura e entretenimento à população.

Também será realizada a 4ª edição da Coxilha Instrumental, que irá contar com as atrações de Matheus Alves & Guilherme Goulart, João Paulo Deckert, Renato Borghetti, Joca Martis, Marcelo Caminha e Lucio Yanel, Leo Soares, João Vicente e Leonel Gomez.

A CCGL é pelo quarto ano a patrocinadora oficial do Projeto Coxilha Instrumental, responsável pelos espetáculos do festival, bem como pela estrutura do evento, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

Para viabilizar a realização do tradicional festival de música nativista do estado, a organização do evento adotou uma série de protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19. Todos os artistas e profissionais que irão atuar no festival, serão testados regularmente.