Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
ESCOLHA UMA EMISSORA
Rádio
Ativa
Rádio
Caibaté
Rádio
Navegantes

Elevação do Rio Uruguai interrompe travessias entre Brasil e Argentina no RS

Publicado em 13/10/2022 21:18:44
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

A chuva registrada no Noroeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina fez com que o Rio Uruguai entrasse em elevação nesta semana. Nesta quinta-feira (13), quatro cidades gaúchas têm o transporte de balsa para a Argentina suspenso devido ao aumento do nível do rio. O transporte entre Brasil e Argentina não está sendo feito desde a tarde passada em Porto Mauá (para Alba Posse), em Porto Xavier (para San Javier), em Porto Vera Cruz (para Panambí) e em Tiradentes do Sul (para El Soberbio).

Em Porto Mauá, o Rio Uruguai chegou a ficar 11 metros acima do nível normal e saiu do leito, bloqueando ruas e chegando a alguns estabelecimentos. Nesta quinta, no entanto, já parou de subir. 

— Nesse nível não atinge as moradias, pois afastamos todos os moradores. Mas afeta alguns locais. Aqui tivemos 70 milímetros de chuva nesta semana, mas isso tudo (o nível do rio tão elevado) é consequência de Santa Catarina — explica o coordenador da Defesa Civil municipal, Noli Perin.

O monitoramento hidrológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) feito na manhã desta quinta-feira aponta que o Rio Uruguai está acima do nível normal em diferentes pontos do Estado. Em Iraí e em Itapiranga, está acima da cota de inundação, mas em declínio. Em Porto Mauá, o rio também está acima da cota de inundação, mas apresenta estabilidade. Em Porto Lucena, porém, o rio está em rápida elevação, próximo à cota de atenção.

Segundo a Sala de Situação, o aumento do nível do rio é consequência das chuvas registradas na bacia do Rio Uruguai, que compreende parte do Norte e Noroeste gaúchos e grande parte do estado de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil da região, não há registro de famílias fora de casa.