Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
ESCOLHA UMA EMISSORA
Rádio
Ativa
Rádio
Caibaté
Rádio
Navegantes

São Luiz Gonzaga perde o ex-prefeito e ex-deputado constituinte do estado, Jauri Gomes de Oliveira, aos 91 anos.

Publicado em 07/10/2022 21:05:46
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

Faleceu nesta sexta-feira, 07, em Porto Alegre, o ex-prefeito de São Luiz Gonzaga e ex-deputado constituinte do estado, Jauri Gomes de Oliveira, aos 91 anos. Ele será velado na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga e seu sepultamento está marcado para amanhã, 08.

Jauri Gomes de Oliveira nasceu em São Nicolau, ainda distrito de São Luiz Gonzaga, em 22 de outubro de 1931. Oriundo de família numerosa, é o segundo filho de Ildefonso Vieira de Oliveira e de Antônia Gomes de Oliveira. Autodidata, cursou até a 5ª série em escola pública de São Nicolau. É sócio honorário do Instituto Rio-Grandense de Ciências e Letras. Exerceu atividade comercial, comunitária e política, áreas a que se dedicava intensamente.

Em São Nicolau, mobilizou a comunidade para a criação de Hospital que construiu, aparelhou e inaugurou. É fundador do Clube Missioneiro – clube social e recreativo – daquela cidade e é também fundador do Esporte Clube Piratini. Naquela localidade, exerceu também intensa atividade comunitária.

Transferiu-se para São Luiz Gonzaga em 1960 e, a partir daí, dedicou-se por algum tempo às atividades comerciais, tendo sido viajante comercial e, mais tarde, destacou-se como empresário. Nesse ramo de atividade, foi proprietário das empresas Rainha, Fábrica de Rações Piratini e do Posto do Jauri, JAROL e Casa Agropecuária em São Luiz Gonzaga e Agroposto em São Nicolau.

Foi vereador nos anos de 1968/1969. Foi deputado estadual por duas legislaturas (1983 a 1986 e 1987 a 1990). Foi prefeito eleito para três mandatos (1977/1982, 1993 a 1996 e 2001 a 2004), caso único em São Luiz Gonzaga. Foi deputado bem votado em São Luiz Gonzaga, sendo autor de várias leis e de várias emendas. Foi deputado constituinte e teve destacada atuação na elaboração da Constituição Estadual, sempre em defesa das causas sociais.

Finalmente, Jauri recebeu o título de Deputado Emérito e do Mérito Farroupilha, o que lhe trouxe muito orgulho e satisfação pelo dever cumprido.